Customização

Tutorial Mohair Skin

29/03/2013 às 08:01

Depois de eu ver muitas Blythes passeando com suas cabeleiras de mohair por aí, eu fiquei morrendo de vontade de tentar fazer os meus próprios usando lambskin (pele de carneiro).

Diferente do reroot, em que você preenche cada furinho do escalpo com um tufo de cabelo, o lambskin é basicamente um couro cabeludo que você recorta e aplica (costurando ou colando) no escalpo careca da boneca.

Eu resolvi comprar alguns pedaços de mohair na FUNwithTROLLDOLLS, loja do Etsy especializada nesse tipo de material (lembrando que para comprar no Etsy você precisa de conta no Paypal e cartão de crédito internacional). Demorou cerca de um mês e meio para chegar por First Class Internacional e o rastreio não funciona no site dos correios brasileiros. Ou seja, você pede e esquece, que uma hora o envelope aparece na sua casa. Mas se você tiver sorte pode chegar antes disso, algumas pessoas disseram que pediram e veio em cerca de 3 semanas.

No caso de Blythe, você precisa avisar à vendedora para que ela crie um anúncio especial com um corte de mohair com alguns centímetros a mais (que custa uns dois dólares a mais no valor também), pois a cabeça da Blythe é maior do que outras bonecas de mesma proporção. Mas ao mesmo tempo, o pedaço que comprei eu achei grande, sobrou cerca de 10cm depois de eu aplicar na boneca. No fim, nem precisava ter pedido o pedaço maior. Mas acabei achando bom ter sobrado, porque quero tentar fazer uma peruca para algumas bonecas menores depois.

A vendedora também mandou uma instrução de como montar uma peruca com o material, que serve no caso de você usar o mohair para Pullip e BJDs. Em Blythe eu não usei o molde da loja, medi tudo no scalp original da boneca mesmo porque ia colar e não costurar.

Eu resolvi fotografar meu processo de aplicação do mohair em uma Blythe, porque pode ser de alguma utilidade pra alguém que queira fazer o mesmo. Como esse foi apenas o segundo escalpo que fiz, não ficou aquela perfeição e eu já percebi que podia ter mudado algumas coisas, mas o método é basicamente esse. Acho que cada um usa o tutorial como achar melhor e modifica de acordo com a necessidade. Afinal, você só sabe o que funciona tentando e errando até acertar. Então vamos lá!

Você vai precisar de:
– Um que seja grande o suficiente para cobrir o couro cabeludo de sua Blythe, o que comprei tinha 26,5cm x 8,5cm;
– Cola permanente, eu usei Adesivo Universal para Artesanato, da Pegamil. Super Bonder também serve, mas recomendo a FlexGel;
– Uma tesoura afiada para cortar o mohair;
– Um escalpo de borracha de Blythe, original ou aqueles da Coolcat.

Corte de mohair skin

Corte de mohair skin

Cola FlexGel

Cola FlexGel

Escalpo de borracha

Escalpo de borracha

Para começar, tire a medida da circunferência frontal do escalpo careca. Eu usei um original da Blythe (os da Coolcat costumam ser maiores). O meu deu cerca de 11cm de ponta a ponta, mas deixei 11,5cm pra não faltar na hora de colar.

Tirar medida do escalpo

Transfira a medida para a parte de trás do couro do mohair e risque com uma caneta ou lápis.

Transfira a medida

Depois de riscar, você vai virar o couro ao contrário, para partir o cabelo no local indicado pelo risco, assim você não corre o risco de cortar preciosos fios sem querer.

Riscar para cortar

Repartir o cabelo ao meio

Corte o couro com a tesoura tomando muito cuidado. Assim você perde apenas o mínimo possível de fios de mohair no processo.

Corte o couro com a tesoura

Com o pedaço que você acabou de cortar, você vai riscar novamente no couro, cerca de 1,2cm das laterais.

Risque novamente

Também vai marcar o meio.

Marque o meio

Na marcação do meio você vai fazer um pequeno corte, que vai ultrapassar apenas um pouco os outros riscos que você faz nas laterais.

Faça um pequeno corte

Vai ficar assim:

Resultado

Depois você vai colar cada uma dessas quatro abas nas beiradas do couro viradas para dentro , conforme as fotos abaixo.

Aplique a cola

Dobre

Repita do outro lado

O resultado vai ser um “caminho” no couro entre os fios de cabelo, como mostrado abaixo. Reserve esse pedaço enquanto a cola seca nele.

Resultado

Agora você vai pegar o outro pedaço de mohair e vai marcar duas tiras com cerca de 4cm cada uma.

Marque as duas tiras

Marque as duas tiras

Vire o mohair ao contrário, parta o cabelo para os lados retirando os fios do rumo da linha de corte e recorte as duas tiras com a tesoura.

Vire e corte

Não precisam ficar 100% certinhas e do mesmo tamanho. Vai sobrar um quadrado de mohair ainda, guarde ele, pois não vamos usá-lo mais.

Todas as partes

Depois disso você vai traçar semi circunferências na parte superior de cada tira, onde o final das linhas deve terminar mais ou menos na metade do couro (cerca de 2cm).

Faça a circunferência

Corte com a tesoura nas linhas arredondadas.

Corte as linhas

Você vai obter dois pedaços assim.

Resultado

Agora vem a aplicação propriamente dita. Cada pedacinho desse vai ser colado em uma das laterais do escalpo careca da Blythe.

Passe um pouco de cola no couro e pressione em um dos lados do escalpo, com a parte arredondada virada para cima (no caso, o “cima” é o topo da cabeça).

Passe cola

Vá adicionando cola nas bordas e pressionando, até tudo ficar perfeitamente aderido e nenhum pedaço do couro ficar descolado. Como a superfície do escalpo é arredondada, você vai precisar ficar ajustando até tudo colar direitinho.

Pressione

O resultado vai ser esse.

Resultado

Depois disso, vire o escalpo de boca pra cima, onde você vai ver as rebarbas do couro saindo pra fora das bordas. Use a tesoura para cortar e acertar o couro com a beirada (e cuidado pra não cortar as abas do escalpo, hein?).

Corte as rebarbas

Resultado

Você vai repetir todo esse processo de colagem do outro lado do escalpo. O resultado vai ser algo assim, dois tufos de cabelo nas laterais e um “caminho liso” no meio deles.

Repita o processo do outro lado

Já estamos quase terminando. Agora você vai pegar aquele pedaço de mohair que você dobrou/colou as laterais e estava reservado.

Segure o cabelo do mohair para trás (você pode prender com um elástico se preferir) para não grudar no processo de colagem. Posicione o couro em cima do escalpo de forma que as parte lisas de ambas as superfícies fiquem em contato. São elas que serão coladas uma na outra.

Cole o meio

Você vai passar bastante cola nesse vão entre os dois tufos de cabelo do escalpo e vai pressionar o couro em cima. Comece pela frente e vá apertando até tudo ficar bem colado e aderido. Adicione mais cola em alguns pontos se você achar que tem necessidade.

Pressione

Quando chegar na parte de trás, é bem possível que fique uma rebarba, porque eu tinha colocado a medida a mais. Depois de tudo bem colado, venha com a tesoura e corte o que estiver sobrando do couro pra fora do escalpo.

Corte a rebarba

Depois do cabelo pronto e colado, você vai recolocar esse escalpo de volta no domo da Blythe e montar a boneca normalmente. O resultado vai ser um cabelo de mohair assim:

Recoloque o escalpo no domo

Aí fica a seu critério o jeito de arrumar e prender o novo cabelo, de acordo com a personalidade da sua boneca.

No mais, espero que o passo-a-passo tenha ajudado um pouco quem tem dúvidas de como colocar esse tipo de mohair em sua Blythe. Lembrando que toda técnica pode ser adaptada e melhorada caso você necessite.

O que postei é apenas um guia, afinal, esse foi apenas o segundo que colei. Eu mesma já estou pensando em alguns jeitos de deixar a parte da frente mais bem acabada nas junções entre o pedaço de couro do meio e os das laterais. Se eu resolver fazer alguma melhoria no método, depois atualizo aqui.

Leia Também

13 Comentários

  • Responder driely 01/02/2015 at 22:26

    Gente como eu cuido de um cabelinho desse? Pra deixar ele limpo e hidratado quais são os melhores produtos??

  • Responder Bianca 31/01/2015 at 00:14

    Amei o tutorial, vou tentar fazer quando comprar as coisas!! Mas tenho uma pergunta, nesse site da etsy mesmo, quando compra a wig, ela ja vem colado nessa tira de tecido ou tem que colar?

  • Responder Paula 07/06/2014 at 23:16

    Onde vc comprou esse escalpo de borracha? Quero muito para fazer uma peruca para minha pullip :12: obg

    • Responder Mari Batistello 09/06/2014 at 00:05

      Oi Paula!
      Para blythe, você encontra na Coolcat, já para Pullip não sei te dizer.
      Beijo!

  • Responder Juninho 24/05/2014 at 00:15

    Adooreei seu tutorial!!! Mas queria saber, se agente acha somente o escalpo, tenho muita dó de retirar o cabelinho da minha, para colar outra…
    Obrigadoo!!! :38:

  • Responder Luciana Miranda de Carvalho 15/09/2013 at 17:39

    Onde comprar este tipo de cabelo?

  • Responder Bricio 15/04/2013 at 20:34

    Eu achei perfeito seu site e suas dicas, não as coleciono, mas acho adoráveis, parabéns!!

  • Responder lenah 02/04/2013 at 04:47

    me ha gustado un monton tu tutorial ..yo tengo un liv…y aunque tengo pelucas no me gustan como estan asi que voy a hacersela..gracias obrigado

  • Responder Aline Coutinho 30/03/2013 at 15:27

    Muito legal esse jeito de medir, Julia. Eu costuro a parte central nas laterais antes de colar e faço tipo uma bainha nas extremidades.
    Também só fiz experimentos…

  • Responder Rita 30/03/2013 at 11:48

    Muito bem explicado.
    Obrigada!!!! :38: :38: :38: :38:

  • Responder Smille Magalhães 29/03/2013 at 12:38

    Amei,quando tiver a minha já tenho tutorial garantido.

  • Comentar