Blythe Decor

Vamos Brincar de Casinha?

14/07/2011 às 19:55

Criar o lar doce lar de sua Blythe é muito simples, você precisa conhecer apenas algumas terminologias básicas do mundo das miniaturas e partir para a pesquisa. O resto é com você! Criatividade, imaginação, inventividade, e até um certo improviso são aliados fundamentais na construção da casa de sua boneca.

Vamos Brincar de Casinha?

O que você precisa saber:

Dollhouse: termo inglês, significa casa de boneca. Dollhouse é o termo comumente usado pelos colecionadores de casas em miniatura, os dollhouse collectors. A escala mais usada pelos colecionadores em todo mundo é a 1/12, mas também é possivel encontrar casas miniaturas na escala 1/6, 1/16, 1/18, 1/24 e outras. Existem vários modelos e estilos de dollhouses, das mais tradicionais até as mais modernas e contemporâneas. Algumas dessas miniaturas colecionáveis são réplicas de casas e móveis projetados por arquitetos e designers famosos no mundo todo.

Vamos Brincar de Casinha?

Room Box: são basicamente caixas de exibição para ambientes tridimensionais em miniatura, ou maquetes. São usadas para expor todos os tipos de espaços, interiores e exteriores, podem ser super realistas, simplistas, surreais e o que mais você desejar.

Vamos Brincar de Casinha?

Geralmente, são construídos com madeira, mas podem ser feitos de papelão resistente, papéis específicos para maquetes ou até mesmo de chapas acrílicas ou metálicas.

O mais convencional é utilizar madeira compensada, algomerada ou prensada. Um room box possui uma face frontal fechada com vidro ou acrílico transparente, essa face é removível, funciona como uma vitrine para apreciação do que está no interior da caixa.

Room Boxes funcionam como pequenas galerias e também como mini estudios fotográficos.
Como galeria ele é um display expositivo, serve até mesmo como objeto de decoração na sua casa.
Como pequeno estudio fotográfico ele funciona como uma caixa base onde você pode montar ambientes diversos para fotografar sua Blythe.

Num room box estudio aconselha-se que a face superior, o teto, seja transparente e removível visando uma melhor luz para fotografar. Um room box para Blythe deve ter dimensões generosas, isso porque nossa querida doll tem a cabeça incrivelmente desproporcional ao corpo, e não se enquadra tão bem no espaço do room box como uma boneca de proporções convencionais. Portanto, pense em espaços amplos para que no resultado final, na fotografia, o tamanho de sua Blythe não pareça incompatível com o espaço interno da sua caixa expositiva. Mesmo que sua Blythe entre tranquilamente na caixa de exposição, você perceberá que quanto maior for o room box menor serão as dificulades de enquadramento no momento de fotografar.

Vamos Brincar de Casinha?

Com mais de um room box é possivel montar uma dollhouse modular feita exclusivamente de caixas. Uma dollhouse montanda a partir de caixas expositivas pode se expandir em qualquer direção e ter infinitos ambientes.
É possivel construir um room box em qualquer escala. A escala mais comum ainda é 1/12, mas room box projetados na escala 1/6 estão cada vez mais populares entre colecionadores de bonecas.

Diorama e Maquete: o diorama basicamente representa uma cena qualquer usando modelos e elementos naturais e/ou artificiais para retratar algo com realismo em uma escala reduzida. Dioramas podem ser construídos também em tamanho real, na escala 1/1, ou até mesmo em escaladas maiores do que a real. Eles são parecidos com maquetes, porém mais completos, pois num diorama quanto maior realismo e detalhamento melhor retratada será a cena escolhida. São comumente usados para retratar momentos históricos, cenas da vida selvagem, e paisagens visando o entretenimento e educação.

Vamos Brincar de Casinha?

Já as maquetes são mais utilizadas para projetos de arquitetura e design. São representações em escalas reduzidas de grandes estruturas, objetos, edifícios, etc. São ferramentas mais frequentes em projetos de arquitetura (edificações) e urbanismo (planejamento urbano) mostrando o visual de novas construções no contexto da área existente.

Diorama é um termo bastante recorrente no mundo dos colecionadores de miniaturas. Pesquisando você irá encontrar frequentemente esse termo associado a room boxes, e a cenários em escalas reduzidas para bonecas.
Maquetes são bem menos usuais no meio dos colecionadores de dollhouses ou miniaturas em geral, raramente são associadas com casas miniaturas de bonecas, mas para navegar pelo mundo das miniaturas para bonecas vale a pena, e até é importante conhecer todas as definições!

Vamos Brincar de Casinha?

O que é Escala?

São medidas tanto de redução como de ampliação em relação às medidas reais.

Escala Natural 1/1: é aquela em que o tamanho do objeto/figura representado é igual ao tamanho real de uma peça qualquer existente no nosso meio. E a escala do corpo humano, também conhecida como escala humana.

Escala 1/12: é a escala de redução mais utilizada pelos colecionadores de casas de boneca em todo o mundo. É possível encontrar casas de bonecas em qualquer escala, mas a escala 1/12 é a mais comum.
Importante: casas miniaturas e mobiliários nessa escala não são compatíveis com a escala das Blythes, que estão na escala 1/6. Sempre existem exceções, e você pode adaptar alguns móveis 1/12 para sua Blythe.
Mesas, alguns armários, tapetes, quadros, luminárias no tamanho 1/12 podem servir para sua doll, mas se lembre que tudo vai ficar pequeno para elas, assim uma mesa de jantar 1/12, pode servir somente como uma mesa lateral pra sala de sua boneca.

Vamos Brincar de Casinha?

Escala 1/10: essa é a escala de algumas bonecas Liccas, principalmente as mais antiguinhas, vintage. Existem muitos colecionadores de réplicas de móveis de design nessa escala. Uma boneca bastante famosa nos Estados Unidos, e pouco conhecida por aqui, a Madelline 8”, tem uma linha de mobiliário completa nessa escala.

Escala 1/6: é a escala da sua Blythe! A escala 1/6 se popularizou com a Barbie, e sua infinidade de acessórios. As miniaturas 1/6 estão associadas ao termo playscale, portanto se você encontrar esse termo em suas pesquisas esteja tranqüilo de que se trata de uma miniatura compatível com o tamanho de sua Blythe.

Vamos Brincar de Casinha?

Na escala 1/6 temos uma infinidade de miniaturas disponíveis. Verdade que a grande maioria são móveis e acessórios projetados para a boneca Barbie. Mas encontramos alguns móveis produzidos pela Takara exclusivos para Blythe. Não podemos esquecer as miniaturas Re-ment, uma linha quase completa de tudo o que você pode imaginar, móveis para cozinha, escritório, closet e muito objetos do dia a dia criados numa escala compatível com a da sua Blythe.

Miniaturas Re-ment são normalmente apresentadas na escala 1/6, mas atenção para algumas exceções como o room box Petit Housing Re-ment que está mais para escala 1/10, portanto não serve para sua Blythe. Esse problema com a escala em poucos Re-ments acontece provavelmente porque essas miniaturas são mais compatíveis com as atuais bonecas Liccas, já a Blythe mesmo tendo um corpo do mesmo tamanho do corpo da Licca, tem uma cabeça muito grande, o que pode causar certo estranhamento em relação a algumas miniaturas e uma rara incompatibilidade de tamanho com poucas peças re-ment.

Vamos Brincar de Casinha?

Outras Miniaturas 1/6: Orcara, Mimo, Megahouse (nem tudo), Vitra miniatures, Ikea miniatures, XO miniatures.

Outras Bonecas 1/6: Momoko, Neo Licca (atenção as Neos, são mais altas do que as Liccas comuns), Barbie, J-doll, algumas BJDs, Azone Pure Neemo, Misaki, e muitas outras.

Importante: nas suas buscas online, provavelmente você irá se deparar com medidas também em polegadas (em inglês inches). Vendedores do exterior, principalmente americanos, especificam escalas e tamanhos nesse sistema de medição.
1 polegada = 1” = 2,54 centímetros

Basta multiplicar a medida em polegada por 2,54 cm para você ter um tamanho logicamente em centímetros. Num anúncio quando aparecer, por exemplo, a especificação 6” (6 polegadas) quer dizer que esse produto é especifico para bonecas na escala 1/12; 8” (8 polegadas) equivale a bonecas na escala um 1/10. E finalmente anúncios que contenham 11”-12” (11 a 12 polegadas) são específicos para bonecas na escala 1/6, sua Blythe!

Vamos Brincar de Casinha?

Como Funcionam as Escalas?

Se você quer construir uma miniatura qualquer, precisa inicialmente tirar as medidas do objeto real que você quer miniaturizar, depois você irá dividir cada uma das medidas desse objeto, seja ele um sofá, uma mesa, uma geladeira, pela escala que você escolheu. Se você optou pela escala 1/12, você vai dividir essas medidas por 12, ou seja, seu objeto miniaturizado será 12 vezes menor do que o objeto em tamanho real. Se você quer criar uma miniatura na escala 1/6, irá dividir as medidas por 6, seu objeto assim será 6 vezes menor do que o objeto real. Essa matemática se aplica a qualquer escala de redução. Vamos testar?

Vamos supor que você tem 1 metro e 70 centímetros de altura. Agora vamos reproduzir você em miniatura numa boneca: na escala 1/12 sua altura será de 14,16 centímetros. Na escala 1/6 será de 28,33 centímetros, quase o tamanho de sua Blythe!

Calculando:
1 metro(m) = 100 centímetros(cm)
1,70m de altura = 170cm de altura
170cm / 12 (escala 1/12) = 14,16cm
170cm / 6 (escala 1/6) = 28,33cm

Super simples! Essas regras foram criadas para padronizar tamanhos e assim todas as suas miniaturas estarão em harmonia, e serão o retrato fiel dos objetos reais que você deseja miniaturizar.

Vamos Brincar de Casinha?

Valores

Construir a dollhouse de sua Blythe pode não ser das coisas mais baratas. Algumas miniaturas, réplicas de famosos designers e principalmente as casas de boneca podem custar muito mais caro que sua própria Blythe. Mas, felizmente vivemos num mundo democrático e existem miniaturas compatíveis com sua doll acessíveis a todos os bolsos. Não raro, você irá encontrar penchinchas imperdíveis nesse meio, mas do mesmo modo você pode cair de amores por uma miniatura e tomar um tremendo susto com o seu preço. O importante é pesquisar, e adaptar. Se você não pode comprar uma dollhouse 1/6, caríssimas, você pode construir a sua casinha a partir de room boxes, ou até mesmo numa prateleira ou estante modular de sua casa.

Abuse de sua criatividade. Ambientes bonitos, interessantes, e diferenciados não são sinônimos de alto preço. Um orçamento enxuto não é problema quando impera a criatividade. Os rosados móveis da Barbie são alternativas econômicas para quem deseja gastar pouco, mas atenção, nem sempre algumas peças antigas raras podem ser bem caras. Pesquise e transforme. Você pode customizar móveis mais baratinhos, e os deixar com a cara de sua doll. Papéis de parede são fáceis de encontrar e fabricar, e dão um toque todo especial a qualquer room box por menos móveis miniaturas que ela possua. Nem sempre é necessário ter um espaço abarrotado de móveis para tirar uma foto espetacular e/ou expor sua doll em um mini ambiente decorativo na sua casa. Menos algumas vezes é mais!

Vamos Brincar de Casinha?

Onde Pesquisar e Encontrar

Busque por 1/6 furniture, 1/6 dollhouse, 1/6 diorama, barbie furniture, re-ment, mattel furniture, playscale, room box 1/6, casa de bonecas, móveis miniatura, brinquedos antigos, móveis para barbie, barbie deluxe, fashion royalty decor, casa da barbie, miniaturas 1/6, antique furniture dolls, doll furniture… Lembre-se sempre de conferir a escala.

Google | Ebay | Etsy | ELF Miniatures | Desmobilia | Minimodernistas | Minimagia | Anynha Miniaturas | Xo Design | Design Museum | Morrison’s Furniture Studio

Para se Inspirar

Playscale Miniatures | Diorama Drama In 1:6 Scale | Modern Miniatures | Musse2009 | Keera | Dragondeemini / LeneUx8 | Mini_GamJa | ELF Mins | Carpintinha | LadyPetunia | Girl Enchanted

Divirta-se! :23:

Leia Também

22 Comentários

  • Responder Nina 17/07/2011 at 19:32

    que aula!!! :o)

  • Responder Mariana 16/07/2011 at 16:30

    Pessoal OBRIGADA pelos comentários, fico super satisfeita!
    Espero que o post ajude a todos, é somente um começo, o universo das miniaturas é bem amplo, existe muito p/ explorar!

    Um abraço grande,
    Mari

  • Responder Rachel 16/07/2011 at 12:04

    Simplesmente amei esse post, mesmo sendo arquiteta e entendendo bem de escalas, foi bom saber das escalas de re-ment.
    Parabéns a Mary :26:

    em relação as escalas das Dals, Pullips e Tae pra mim eles estão na escala 1/5.5 heheh
    Explico, Dal tem 28cm na escala 1/6 a altura “real” dela seria 1.68 até ai tudo bem, mas a Pullip tem 32cm na escala 1/6 ela fica com 1.92 de altura (alta pra caramba), e veja a altura q fica o Tae na 1/6 tem 36cm q fica com 2.16 (um gigante heheh).
    Com base nesses dados fiz o cálculo pra escala 1/5 Dal ficou com 1.40 de altura, Pullip ficou com 1.60 de altura e o Tae ficou com 1.80 de altura. Ok tudo proporcional, mas achei a Pullip meio baixinha hehe
    Então recalculando mas agora na escala 1/5.5 as alturas ficaram perfeitas.
    Dal com 1.54 , Pullip com 1.76 e Tae com 1.98
    Enfim na escala vc pode brincar, se vc quiser q a Dal seja criança com altura de 1.40 use pra fazer o cenário a escala 1/5

    Beijokas
    Kel

    • Responder Mariana 16/07/2011 at 16:27

      Perfeito Rachel! Menina somos colegas de profissão!

      Verdade que muitas bonecas não se enquadram certinho na escala 1/6, algumas seriam verdadeiras gigantes hehehe! Mas quase todas que estão entre 25 e 30 e poucos centimetros são apresentadas como dolls 1/6. De certo modo para facilitar, pois as miniaturas colecionáveis geralmente são apresentadas e vendidas nas escalas 1/12, 1/10 e 1/6. Por isso eu digo, se vcs procuram por miniaturas prontas p/ essas dolls comprem peças 1/6, é bem raro encontrar miniaturas especificadas na escala 1/5, mais raro ainda em escalas quebradas 1/5,5, na escala 1/4 existem poucas, mas eu já encontrei em minhas pesquisas. Agora se vcs construirem as próprias miniaturas com certeza tudo fica mais perfeito se a escala exata da boneca for usada, assim como no calculo da Rachel!

      beijos!

  • Responder Ana Maria 15/07/2011 at 17:29

    GRANDE post!! Depois de destrincharem tão bem as bonequinhas por aqui, faltava mesmo falar das casinhas.

    Obrigada por partilhar!

    beijo

    Ana Maria :25:

  • Responder Mari Batistello 15/07/2011 at 14:16

    Postagem perfeita!

  • Responder Li Garone 15/07/2011 at 12:40

    Gente, que matéria incrível! Respondeu todas as minhas dúvidas!!!

  • Responder Nina Victor 15/07/2011 at 12:33

    Que post excelente e elucidativo. Obrigada por compartilhar essas informações conosco, muito útil! 🙂

  • Responder Júlia 15/07/2011 at 12:20

    Qual é a escala das Dals? :3

  • Responder Dre 15/07/2011 at 10:41

    Incrivelmente encantador e mãos à obra! **Parabéns pela matéria.

  • Responder Ana 14/07/2011 at 21:18

    Nossa, adorei a matéria!
    Muita informação, bem detalhada, de fácil interpretação…parabéns Nina, ficou perfeita! ^.^

    • Responder Nina 17/07/2011 at 19:33

      Ana querida, quem escreveu foi a Mary =) Nina sou eu, a irmã dela ^^ Beijo!

    1 2

    Comentar