Customização

Materiais para Customização

23/03/2011 às 13:50 | Tags:

Olá!
Muita gente compra Blythes e quer se arriscar na arte da customização, mas alguns marinheiros de primeira viagem ficam em dúvida sobre quais materiais comprar. Eu fiz uma lista e modo de uso do que eu costumo utilizar, mas lembrando que cada customizador tem suas preferências e estilo. Por isso essa lista é apenas uma referência. :8:

Lixas

Serve para tirar a make e fosquear o rosto da Blythe, além de preparar a superfície para receber o spray. Também é com a lixa que dou acabamento nos carveds depois de prontos, pra tirar qualquer “rebarba” de plástico que fique nos cantinhos ou imperfeições na “pele” da boneca.

Marcas: Eu uso lixas de unha mesmo, como Marco Boni, ProArt.
As que mais gosto são essas que vem em forma de um bastão quadrado, porque tem de diversas graduações (desde aquela grossa até a bem fina para polir). Fora que a forma quadrada ajuda, porque os cantos são ótimos para as reentrâncias do rosto da boneca. E também uso essas comuns, decoradas, que são mais pra lixar a t-bar e fazer gaze correction ou tirar imperfeições da cavidade do olho da Blythe.

Ferramentas de Carved

É com elas que você vai esculpir lábios, narinas e o que mais você quiser. Para carveds mais “intensos” uso um conjunto de ferramentas da Tombo (Wood Carving Knife Set), que são para xilogravura, mas esculpem plástico muito bem.
Mas as que mais gosto são instrumentos inox da marca Mundial, que são ferramentas de decorar unhas (Linha Mundial Professional, Palito 375M e Inst. Nuclear Estreito Inox 209M). O 209M parece uma pequena espátula e é o meu favorito para cavar lábios.
Também tenho as lixas diamantadas da Cool Cat, que são ótimas para narinas e cantinhos arredondados da boca.

Materiais para Customização

Verniz Spray Fosco

Base e selante, pra mim é o mais importante na hora de customizar. Eu uso o Mr. Super Clear Flat (MSC). Primeiro, passo uma camada de MSC antes de fazer a maquiagem da doll, para preparar a superfície do rosto. Depois, faço a make básica. Passo mais uma camada de spray, daí faço os detalhes. E finalmente uma última camada de spray para selar.

OBS.: Existe um verniz nacional, o Plastilac da Colorgin, que se assemelha ao MSC em efeito, mas é mais demorado na secagem. Ele pode ser uma boa opção para treino, por ser barato e fácil de encontrar. Mas eu não garanto a qualidade e durabilidade da make com esse spray, eu sempre uso e recomendo o MSC mesmo, que é o mais usado por customizadores no mundo todo.

Verniz Brilhante

Para fazer gloss na boca. No momento estou usando o verniz acrílico brilhante da Tamiya (você acha na Cool Cat ou em lojas de hobby modelismo), mas já usei o Winsor&Newton e Humbrol.
Esse verniz deve ser a última coisa a ser aplicada, com pincel fino, depois de selar toda a make com spray fosco. Pode ser usado nos lábios e outros detalhes, como pálpebras, nariz e lágrimas.
Se você não quiser um verniz extremamente brilhante, você pode substituir o gloss pelo semi-gloss ou satinado, que brilha menos.

Materiais para Customização

Giz Pastel Seco

É com o giz pastel que eu faço praticamente toda a maquiagem da boneca. Mas tem que ser pastel SECO (o oleoso não serve).
Pode ser da Cretacolor, Winsor&Newton, Faber Castell ou Toison D’Or da Koh-I-Noor.
As marcas importadas são melhores e com pigmentação mais intensa. O pastel cilíndrico é mais macio e o quadrado é mais duro.
Para fazer a maquiagem, basta raspar um pouco do bastão com um estilete para fazer um pózinho, depois aplique esse pó com pincel ou esponja de make (lábios, narinas, cantos dos olhos) e algodão (blush, sombra) diretamente no rosto da boneca.

Materiais para Customização

Lápis de Cor Aquarelável

Eu uso Caran D’Ache e Faber Castell. Você pode usar de duas maneiras. A primeira como uma “tinta”, basta esfarelar um pouco da ponta do lápis e dissolver com alguns pingos de água, tomando cuidado pra não ficar uma mistura muito aguada, mas ao mesmo tempo dissolva bem para não ficarem partículas de pó. Aplique com pincel (para fazer pintura de lábios ou cílios, por exemplo). A segunda maneira de usar o lápis aquarelável é riscando com a ponta – que eu deixo bem fina – diretamente no rosto ou pálpebra da doll (para fazer cílios inferiores, sobrancelhas, pintas, desenhos, etc…).

OBS.: Você pode substituir o lápis aquarelável por aquarela ou acrílica (no caso de usá-lo como tinta). Mas a acrílica depois de seca só pode ser removida com lixa ou álcool/acetona, então eu recomendo aquarela, que pode ser facilmente removida com um algodão com água e sabão, não danificando o verniz base caso você erre e precise refazer algum detalhe.

Materiais para Customização

Tinta Acrílica

Esse é basicamente o único material nacional que eu utilizo, da Acrilex mesmo.
Uso para pintar pálpebras de cores sólidas ou metálicas.
Eu coloco um pouco de tinta em um recipiente, boto umas gotinhas de água pra não ficar muito espessa e vou pintando a pálpebra. Faço uma camada, espero secar, faço outra camada. E assim vai até a cor ficar sem falhas na cobertura. Você pode selar tudo no final com verniz brilhante, dá um acabamento muito bonito.

Materiais para Customização

Pincéis

Para aplicar o pó de pastel seco esfumado de maneira mais precisa ou pintar com tinta.
Lembrando que depois de usar cada pincel, ele deve ser lavado e seco. Não guarde pincéis molhados ou sujos, isso diminui muito a durabilidade deles. Ainda mais se você estiver usando tinta acrílica, lave bem o pincel logo a pós o uso, porque se a tinta secar no pincel ela só sai com acetona (e isso danifica as cerdas).

Materiais para Customização

1. Kit Marco Boni para decoração de unhas (para linhas, cílios e detalhes).
2. Pincel chato arredondado Condor Número 4, Linha 412, Toray Brasil (esfumaçar pastel seco nos lábios e nariz, cores claras).
3. Pincel para sombra ProArt (esfumaçar pastel seco nos lábios, cores escuras).
4. Pincel redondo Galeria número 0, Round S, Winsor&Newton (para passar verniz brilhante).
5. Pincel para sombra Marco Boni (para pintar pálpebra com tinta acrílica).
6. Esponja para sombra Marco Boni (para fazer detalhes da sombra).

Lembrando que o blush e o “grosso” da sombra são feitos com o pó de pastel seco aplicado com algodão mesmo, sem pincel.

[Autor do post: Julia Cabral]

Leia Também

33 Comentários

  • Responder virgínia 01/03/2019 at 18:22

    pessoas, comprei minha primeira Blythe e queria tirar o brilho do rosto. estou com medo de usar o verniz nacional e não dar certo. alguém já usou e sabe me dizer se ele presta? onde eu encontro esse verniz MSC? obrigada!

  • Responder Hellen Hinckel 30/01/2019 at 15:41

    Olá, eu faço bebês reborn e estou com dúvidas se a tinta a óleo que uso ficaria boa na pintura. Será que iria funcionar?

  • Responder Juliana 07/01/2019 at 10:19

    Que dicas bacanas vou costumizar a minha obrigação

  • Responder Danilo Borges 02/12/2018 at 03:42

    Esse verniz da colorgin não é aconselhável a superfícies acrílicas e tals… você já fez o teste pra saber se funciona mesmo ?

  • Responder uelison 18/11/2018 at 21:46

    eu tenho um problema em comprar super clear, tem algum lugar do brasil que vende ?

    • Responder We Love Blythe 26/11/2018 at 11:17

      Aqui no Brasil apenas se você comprar de quem já o importou. Não conhecemos um fornecedor específico, infelizmente…

  • Responder Maria do Carmo alvares da Silva 30/08/2018 at 14:29

    Primeiramente , quero te parabenizar pelo belíssimo, trabalho mim tornei sua fã, grande a riqueza de detalhes Parabéns mil vezes .Bom moro em contagem, B H MG, gostaria de ter seu endereço pra mim conhecer e também comprar tem como você me passar o endereço Obrigada virei sua fã

    • Responder We Love Blythe 08/09/2018 at 14:22

      Olá, Maria do Carmo… Aqui no site não dá para entrar em contato direto com a Julia Cabral, customizadora que fez esse post. Ela está no facebook, tem sua página por lá. No momento, até onde sabemos, ela não está mais customizando as Blythes. Mas o melhor é você entrar em contato com ela pelo facebook. Obrigada pelo contato!

  • Responder Selma Leal 16/08/2016 at 15:12

    Oi! você faz a Observação de um verniz nacional… o Plastilac da Colorgin… Gostaria de saber se ele fica melado? tem mais algum verniz que você recomenda?

  • Responder pandinha 21/07/2016 at 22:47

    Seu post me ajudou muitíssimo!!!
    parabéns 🙂

  • 1 2 3

    Comentar