Entrevistas

Entrevista com Erregiro

3/08/2009 às 14:43

Rafael Rodriguéz Girona, tem 29 anos e mora em Utrera, na Espanha. É Designer Gráfico, Fotógrafo, Pintor, Maquiador, Customizador de Blythes…. Sonhador… Para nós é o Erregiro, aquele que faz trabalhos formidáveis de customizações em Blythes. Tenho que admitir que foi uma realização pessoal poder entrevistar uma pessoa que admiro tanto e que desde o início se mostrou muito simpático, gentil e bem humorado. Ele ficou muito feliz em saber que no Brasil, há tantos fãs do trabalho dele. Espero que gostem da entrevista!

WLB – Há quanto tempo você conhece as Blythes? Como as conheceu?
Erregiro – Conheci as Blythes em 2006, mas tive a minha primeira Blythe um ano mais tarde, em 2007. Meu parceiro estava procurando imagens do novo álbum do “Sugababes” (um grupo pop Inglês) e descobriu uma versão cover da capa do CD, mas ao invés das verdadeiras cantoras, haviam Blythes. Desde esse dia foi pura obsessão procurando pelo nome boneca na capa do álbum. Meu primeiro pensamento foi achar aquelas bonecas um pouco assustadoras, mas como o passar do tempo, eu estava me apaixonando profundamente por Blythes.

WLB – Vi no seu perfil que você é designer gráfico e fotógrafo, as Blythes de alguma forma são uma inspiração para o seu trabalho?
Erregiro – Sim, a partir do momento que eu comecei a criar minhas próprias customizações e fazer fotos com as minhas garotinhas, eu sinto que estou vivendo um dos anos mais criativos da minha vida. Estudei Belas Artes por cinco anos e desde que eu terminei meus estudos, as Blythes tornaram-se a minha inspiração. Com as Blythes posso sentir ou experimentar todas as coisas que eu amo: Arte, Moda, Imaginação, Sonhos, Maquiagens, Personagens…

WLB – Você também coleciona Blythes, quantas você tem e qual a sua favorita?
Erregiro – Tenho 16 Blythes na minha coleção pessoal e é difícil para mim dizer qual a minha favorita porque cada uma representa um momento especial desses últimos dois anos.

WLB – Desde quando você trabalha com customizações de bonecas?
Erregiro – Eu fiz minha primeira customização em agosto 2007. Por um lado, foi muito assustador, porque pensei que eu a quebrei e seria horrível, porque ela era minha primeira Blythe, Sarah, uma Prima Dolly Violet. Mas por outro lado, eu estava querendo criar minha própria customização e ter uma boneca especial para mim. Eu pensei que não seria tão difícil maquiar Blythes porque eu sempre maquiava modelos em minhas fotos desde o início. O fato é que foi difícil, porque eu tinha que tentar um monte de materiais diferentes até encontrar o certo. Mas agora com a experiência de quase dois anos, me divirto criando novas Blythes assim como no primeiro dia, quando que eu abri minha pobre Sarah, que pagou por todas as minhas inexperiências, hahaha.

WLB – Existem alguns modelos diferentes de Blythe no mercado. Existe um molde mais difícil de customizar?
Erregiro – Humm, sim, mas é difícil te falar uma. Eu acho que um modelo é mais difícil de customizar do que outro por causa do jeito que veio colado de fábrica. As primeiras garotas SBL e alguns modelos das EBL, por exemplo, foram colados com uma cola realmente fixante e corrosiva, eu descobri que embaixo dos scalps delas o plástico estava completamente derretido. É realmente difícil abrir aquelas bonecas para customizá-las, mas eu não posso te dizer um modelo.

WLB – Qual o tipo de customização é mais difícil? E e o mais procurado?
Erregiro – O mais difícil tipo de customização é o que eu chamo de desafio, primeiramente eu me sinto um pouco assustado, mas acho que seria legal, novo e diferente. Estou falando sobre caracterização. Por exemplo, fiz a Satine de Moulind Rouge, Sayuri, de Memórias de uma Gueixa, Scarlet… Todas as bonecas que tiveram características baseadas numa atriz famosa, um filme…
… a mais procurada…
Eu acho não há um estereótipo especial de Blythe, cada um quer que sua garota seja diferente e única, então, não tem um “mais procurado”.

WLB – O olhar de suas Blythes é muito expressivo e marcante, onde você buscou inspiração para criar essa que se tornou a marca registrada de suas customizações?
Erregiro – Normalmente eu gosto de imaginar e criar em minha mente como uma garota poderia ser. Antes de criar a boneca de alguém, gosto de conversar com a pessoa que faz a encomenda e ouvir como ela ou ele quer sua garota. Eu costumo pedir às pessoas que me digam como imaginam a sua boneca, como é sua personalidade, se ela é sexy, doce, menina, bebê, selvagem ou com choro de felicidade… Depois de saber, eu começo a criar uma imagem desta menina em minha mente. Quando a customização é inspirada em um personagem famoso, aí está claro onde eu procuro a inspiração ou onde eu me baseio para fazer minha boneca.

WLB – Vê-se pouco ou nenhum trabalho seu de customização de bonecas diferentes de Blythe. Seria uma preferência sua? Seria ela pessoal ou somente profissional?
Erregiro – Não, é que eu trabalho somente com Blythes. Diferente de Blythes eu só fiz uma reparação da pintura dos lábios de uma Pullip. Eu tentarei fazer maquiagens em outras bonecas se alguém me pedir, mas eu continuo a amar as Blythes. Eu sei que há várias bonecas lindas fora do mundo das Blythes, mas eu acho que elas são diferentes, únicas, seu design é realmente expressivo, charmoso, moderno… Eu acho que Blythe é uma das bonecas mais lindas do mundo.

WLB – Alguma de suas customizações teve um resultado mais positivo do que o esperado a ponto de você querer fazer um trabalho semelhante em uma das suas bonecas?
Erregiro – Pode-se dizer que sim. Quando eu criei Sayuri, as pessoas a minha volta me diziam para não criar uma Gueixa, mas eu queria fazer. Pensei que as pessoas estavam cansadas de Blythes Gueixas, mas foi realmente surpreendente, porque ela se tornou a minha boneca mais famosa. Acho que coloquei meu coração nela, sua personagem representa também muito para mim…

WLB – Suas customizações realçam a beleza das Blythes e as tornam únicas. Há algum modelo de Blythe que você não teria coragem de customizar por achar perto da perfeição?
Erregiro – Talvez você pode não acreditar em mim, mas das minhas 16 Blythes eu só tenho 5 customizadas, hahaha. É porque eu não tenho muito tempo para mim, jejeje. Penso que existem diferentes
meninas que eu vou manter sua maquiagem stock, por exemplo Miss Sally Rice ou Momolita.

WLB – Finalizando, para Rafael, quem é Erregiro?
Erregiro – Ou quem é Erregiro para Rafael, hehehe. Na verdade ninguém me chama de Rafael, todos me chamam de “Rafa”. Acho que não há Rafael sem Erregiro e Erregiro sem Rafael, porque somos a mesma pessoa, sem máscara, o que você vê é o que você está vendo, eu amo as coisas claras, é melhor mostrar do que esconder e eu gosto de mostrar e compartilhar minhas coisas, meus trabalhos com todos vocês.

Muito obrigado por esta entrevista, foi um prazer.

Erregiro
www.erregirodolls.com
www.flickr.com/photos/erregiro

Veja o antes e depois de alguns trabalhos de Erregiro

Leia Também

10 Comentários

  • Responder nana blyheira 24/01/2013 at 14:17

    uau!!!! que diferenca um bom custom faz em!!!

  • Responder Camille 05/08/2009 at 01:29

    Amei a entrevista! Ele parece ser MT simpático e eu AMOOO as custons, tds meninas ficam tão estilosas, lindas e poderosas!! Parabéns meninas! Arrasaram!
    =)

  • Responder Suzi 04/08/2009 at 21:59

    Ah muito legal, site com um SUPER conteúdo.
    Estou louca para comprar minha primeira blythe, estou pesquisando muito :26:
    Parabéns pela entrevista, adorei!
    Beijos.

  • Responder Samantha 04/08/2009 at 19:36

    Aai, ele é um fofo mesmo. Sempre foi SUPER simpático comigo!

  • Responder Helen M. 04/08/2009 at 16:49

    amei a entrevista, as customs dele são fantásticas ^^ mas realmente acho que a MSR e a Momolita não precisam de customização, elas já vem perfeitas de fábrica mesmo rs

  • Responder Lena 04/08/2009 at 14:51

    Um simpático =D
    As custom dele são maravilhosas mesmo!
    Depois disso me deu vontade de ver Moulain Rouge rss!

    Parabéns meninas, estam arrassando no conteúdo!
    :12: :34:

  • Responder Tatiana Castro 04/08/2009 at 12:42

    Maravilhosa entrevista!!!! ^____^

  • Responder Fernando 04/08/2009 at 08:25

    Grande, simplemente grande. Solo esa palabra que abarca tanto puede usarse para describir tu arte. Tienes un don, conviertes una muñeca en magia y solo tu puedes conseguir dar a la gente exactamente lo que quiere.

  • Responder Bia 04/08/2009 at 00:57

    Nossa! Lindas as bonecas dele, realmente quem tem o dom não tem jeito, qdo eu customizei minha primeira blythe achei que tivesse destruido ela ;(( hj ela eh a minha preferida!

    Adorei esse site novo de blythes!
    :34:

  • Responder Bruna 03/08/2009 at 15:07

    Aaaai, que querido ele é!! Adorei a entrevista!
    Me realizei quando ele falou sobre a primeira custom e o tanto de cola que vem nas primeiras SBL’s. Se o Erregiro acha difícil abrir elas, não tenho mais do que reclamar!!
    E o olhar dele é tão expressivo quanto das Blythes, muito estiloso! Assim como elas são únicas, ele também é único no jeitinho de ser e nas maravilhas que ele faz!
    Beijos!

  • Comentar