Entrevistas

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

3/05/2011 às 07:27

Quem nunca ficou babando em cima das fotos da Rockymountainroz? O uso habilidosíssimo da luz, saturação delicada, foco suave, cenários mágicos, lindas roupinhas são todas características chave nas composições artísticas dessa Texana de Fort Worth. E não podemos deixar de mencionar e as gêmeas Goldie e a maravilhosa La Mer!

Quando contactei Roz Boatman, tive receio dela responder que não teria possibilidade de nos conceder uma entrevista. Eu nunca havia conversado com ela para além dos comentários que costumamos trocar no flickr, então não rolava uma intimidade.

No entanto, apesar de ser uma super celebridade do flickr, e uma profissional bastante ocupada (ela é professora em Boulder, Colorado), Roz foi extremamente “coração aberto” e acolhedora comigo! E não somente, comigo! Ela fez extensos elogios a todos os brasileiros e nossa nação. Falou como acha nosso povo carinhoso, animado e amigo, e que sonha vir aqui um dia!

Que grata surpresa! :5:

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

If I have to hold him, you have to sing! Bolinha Thank you, Sandi!


Tati: Como você conheceu as Blythes, e qual foi sua primeira?
Roz: Em 2006, comecei a fazer alguns trabalhos artísticos de pintura e colagem, e costumava navegar na net em busca de cartões e fotografias vintage. Nestas buscas, de alguma maneira, acabei me deparando com umas bonecas muito descoladas, que pareciam ser capazes de ficar de pé, ao ar livre, com seus próprios pés! Eu estava tão fascinada que comecei a pesquisar sobre elas.
Em maio de 2006, eu comprei a minha primeira, uma Mademoiselle Rosebud.

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

Mas como a primeira Blythe que eu tinha visto tinha sido uma Rosie Red BL, eu estava determinada em tê-la! Em pouco tempo eu tinha todas as BLs, minhas preferidas!

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

Tati: Você prefere Blythes stock ou custom?
Roz: Eu amo Blythes tanto stock quanto custom. A maioria das minhas são stock. Tenho um amor imenso pela minha La Mer (PAM) e minhas Goldies! Eu amo tanto Goldies e Rosie Reds que tive que comprar duas de cada e nunca consegui mexer nelas. Customização em BLs, só se for re-root, nada mais. Eu tenho uma Hollywood BL com re-root de saran rosa e branco feito pela Shershe. No entanto, eu amo as customs que tenho! Dentre os customizadores incríveis que temos, destaco Happibug e Ragazza. Eu tenho várias dolls trabalhadas pela Happibug e duas Wanderlings Petite da Ragazza. Também tenho uma custom muito especial, uma rainha pirata, feita pela Picara.

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

One bunny ear up means I love you… Bolinha Where Troubles Melt Like Lemon Drops…

Tati: Roz, no Brasil e em todo o mundo que você é famosa por suas fantásticas fotos. Como e por que você começou a fotografar Blythes?
Roz: Quando comecei a ver fotos de Blythes, eu sabia que eu queria fotografá-las também. Foi por isso que comprei minha primeira boneca. Devo admitir que também estava muito interessada na moda para elas, *risos*! Na verdade, acho que sou interessada até demais em moda Blythe! Eu gasto muito dinheiro em roupinhas e sapatos. Mas simplesmente AMO vê-las em trajes caprichados! Isso é definitivamente parte da diversão em tê-las… Vesti-las!
Também gosto muito de ver as Blythes no ambiente, como se este fosse do tamanho feito para elas. Esse é sempre um interesse que tenho na escolha do enquadramento das fotos. Eu realmente amo a emoção que certas fotos conseguem capturar!

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

Tati: O jeito que você captura de luz e cores em suas fotos é muito original, bonito e inteligente. Você tem dicas para os aspirantes a fotógrafos, tais como livros, sites, revistas?
Roz: Eu sou da escola “botar a mão na massa”. Eu não costumo olhar revistas, livros ou sites sobre fotografia. Para aprender eu tive que bater milhares e milhares de fotos! Se não tivessemos câmeras digitais, eu nunca teria tido verba para revelar tantos filmes e aprender sobre fotografia dessa maneira. O que seria de nós sem as nossas câmeras digitais? *risos*

Tati: E suas inspirações?
Roz: Eu amo luz. Antigamente eu gostava de tentar capturar o efeito da luz sobre a água usando aquarela. Talvez seja por isso que tenho essa atração por luz em mihas fotos.
Minha grande inspiração é o sol.

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

Eu tenho a sorte de viver em um lugar muito ensolarado. Mesmo no inverno, temos muita luz. Onde eu moro, de 365 dias, temos uns 300 de bastante sol! Além disso, eu vivo a 1400 Km de altura, aproximadamente, então o sol aqui é forte. Estamos mais perto do sol!

Eu costumo tirar fotos a cada amanhecer e anoitecer. Algumas vezes, o sol está mais baixo no céu, e fica perfeito de se brincar com a luz. Raramente eu tiro fotos perto do meio do dia. Essa luz não é tão fácil de capturar. Mas eu sugiro que se tente fazer fotos com todos os tipos de luminosidade, para se ganhar experiência. Eu gosto de observar a forma como o sol bate na relva, as plantas, árvores, flores, edifícios, e quando sinto “magia” unindo tudo num maravilhoso brilho, aí eu tenho vontade de levar as Blythes pra fora e colocá-las neste maravilhoso contexto luminoso.
É isso, minha maior inspiração é o sol! Mas eu também gosto de fotografar em ambientes com janelas e bastante luz natural.

Um outro fator que me impulsiona a fotografar são sentimentos, humor. Às vezes estou triste, às vezes muito feliz. E tento registrar isto nas fotos que faço, como uma forma de expressão. As fotos que menos gosto costumam ser aquelas que sinto que “tenho que fazer”.
Nada substitui a espontaneidade.

Sobre cores, eu amo as cores da primavera, verão e outono! E eu adoro a neve branca no inverno.

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

Barefoot in the Snow Bolinha Snowy and Garbo in their element… The snow!

Mas não gosto de muito das cores mortas, como os marrons, do outono! Esse é o meu momento mais difícil para fotografia, e que é quando eu realmente dependo muito da luz dourada do sol para transformar o marrom em ouro!

Tati: Os cenários que você escolhe são tão mágicos. Já fez alguma sessão de fotos em um local inusitado?
Roz: Levei três bonecas para um jogo profissional de beisebol em Denver, Colorado. Chegando lá, perguntei a três policiais que estavam no estádio se eles poderiam, cada um, segurar uma doll e posar para uma foto de mim… E eles fizeram! :26:

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

Tati: Sabemos que você é não são apenas uma grande fotógrafa, mas também uma colecionadora dedicada! Quantas Blythes você tem no momento e como as guarda? Quais outros tipos de dolls você gosta?
Roz: Eu raramente conto minhas bonecas! Acho que já perdi a conta! A última vez que eu contei a minha coleção contava com 79 Blythes, isso foi em fevereiro de 2010.
Acho que tenho cerca de 84 ou 85 agora? Eu também tenho duas ou três Pullips, duas ou três Dals, uma minúscula Lati White, uma BJD Kitty, uma BJD Piggy.
Recentemente adquiri uma Secret Person Doll #21, edição especial. Estou amando ela e me divertindo, aprendendo a fotografá-la. Também tenho três Moofs que amo muito!

Eu guardo a maioria de minhas dolls em cristaleiras tipo “biblioteca vintage”. Elas ficam por trás do vidro, protegidas. No entanto, não tenho como guardar todas deste modo, então eu tenho cama de casal coberta de dolls, dentre Blythes e outras, *risos*! E algumas meninas estão sempre socializando com a família na sala de estar!

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

Tati: Roz, antes de encerrarmos, adoraríamos ouvir de você um fato curioso sobre sua vida no mundo das Blythes.
Roz: Bem, quando minha mãe estava grávida de mim, ela queria tanto uma menina que ela comprou uma boneca Storybook para mim. Felizmente, ela teve uma menina! Minha mãe me iniciou cedo no amor às dolls. Eu tive muitas e muitas ao longo da vida! Infelizmente, minha mãe faleceu alguns meses antes de eu descobrir as Blythes. Penso que talvez tenha sido realmente ela que, de alguma forma, me levou a descobrí-las! Muitas vezes eu desejo que ela tivesse tido a oportunidade de ter visto minhas Blythes. Tenho certeza de que ela as amaria!

Roz então faz questão de espontaneamente fechar a entrevista agradecendo pelo convite!

Tati Castro Entrevista Rockymountainroz

Foto enviada pela Roz ao WLB

Eu realmente aprecio todas as coisas gentis que você disse sobre a minha fotografia. Eu não consigo me imaginar não tirando fotos das minhas meninas todos os dias. Raramente passo um dia sem fotografá-las. É uma espécie de obsessão que tenho hoje em dia, de sair ao nascer e ao pôr do sol para me dedicar à fotografia!
Eu realmente amo o Brasil, e certamente gostaria de visitar algum dia! O sol daí chama pelo meu nome com regularidade! :8: Além disso, o povo muito caloroso do Brasil é realmente fantástico! Então muito obrigada por ter me convidado para fazer esta entrevista, Tati!

Tati: Obrigada a você, Roz, por ser essa pessoa tão gentil e fascinante. O WLB fica honrado de ter uma enrevista com você no site! <3

Leia Também

7 Comentários

  • Responder Amanda 22/06/2011 at 23:34

    Olha quanta blythe naquela cama *-*

    E eu não conaigo comprar uma.

  • Responder Roz 11/05/2011 at 15:48

    Obrigado, Tati! I was so honored to be asked to do this interview! I do love Brasil sooo much! I want to visit one day! Thanks to all for the lovely comments too! xoxo

  • Responder Roz 11/05/2011 at 15:47

    Obrigado, Tati!!! I was so honored to be able to do this interview! AND thanks to all for the lovely comments!!! xoxo

  • Responder Larissa 08/05/2011 at 16:16

    Amei a entrevista, muito legal ela ^^ no dia do são nunca vou ter um numero de blythes assim rsrs as fotos dela são muito legais.

  • Responder Thaísa 07/05/2011 at 16:46

    Aww! A Roz é tão fofa e talentosa! É incrível como ela consegue essa qualidade na fotografia! Parabéns pela entrevista e continuem com esse site maravilhoso! :8:

  • Responder Saula 04/05/2011 at 18:53

    Eu fico olhando as fotos dela, imaginando como elas conseguem ficar tão bonitas!
    Mas gente, parabéns pela entrevista!

  • Responder Pamela 03/05/2011 at 09:18

    Owwnn gente, a Roz é MEGA fofa! Ela comprou um brinco comigo para a La Mer, tanto que até enviei outro de brinde, por ela ser tão simpática ^^
    As fotos dela são de babar mesmo, parabéns pela entrevista meninas, com certeza fizeram uma ótima escolha 😀

  • Comentar